s í m b o l o s
Contagense

Contagem

Minas Gerais / Brasil

Símbolos Municipais de Contagem


Bandeira de Contagem


A autoria da Bandeira de Contagem é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Contagem se dá pela Lei 5.024 de 01/10/2019.



A bandeira do município é da cor branca, com o brasão no centro.

Download da Bandeira

           



Brasão de Contagem


A autoria do Brasão de Contagem é de Gonçalo Mattos. A regulamentação do Brasão de Contagem se dá pela Lei 5.024 de 01/10/2019. O Listel do Brasão de Contagem é Per Populum Omnis Potestas a Deo.



Escudo português, campo de blau (azul) contendo três cruzeiros de ouro com a Cruz de Cristo em vermelho ao centro, ladeados por uma chaminé à sinistra (esquerda) e uma jabuticabeira com cores naturais à destra (direita), ambos firmados. Em chefe - campo de púrpura com sete estrelas de prata. Mote - listel de ouro com letras em sable (preto) "Per Populum Omnis Potestas a Deo". O escudo é encimado de coroa de mural de cinco torres em prata, no qual apenas três torres são visíveis, sendo as duas extremidades vistas pela metade, suas portas abertas em sable (preto)."


Os elementos que compõem o Brasão possuem os seguintes significados:

I - o escudo português representa a origem portuguesa;

II - o campo de blau (azul) lembra a tradição portuguesa, as nossas mais remotas origens, o brasão de Vasco Fernandes Coutinho, cuja capitania pertenceu a Contagem, como posto fiscal do "imposto de contagens", criado por D. João V;

III - os três cruzeiros de ouro representam a origem portuguesa;

IV - a chaminé representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria;

V - a jabuticabeira representa a riqueza agrícola e pastoril, os frutos do solo e também o maior atrativo turístico de Contagem;

VI - em chefe campo em púrpura com sete estrelas de prata representam as sete dores de Nossa Senhora, sob título de Nossa Senhora das Dores, é a padroeira da cidade, que em prata são o privilégio da celebração do Jubileu das Dores, em Contagem por concessão especial do Papa Pio VII a uma das duas cidades autorizadas no Brasil;

VII - mote em listel de ouro com letras em sable (preto) com inscrição: Per Populum Omnis Potestas a Deo (em latim) tem como tradução: Todo Poder Vem de Deus pelo Povo;

VIII - sobrepondo ao escudo, coroa mural de 5 (cinco) torres, em argente (prata), sendo três à vista e duas ameiadas, em perspectiva no desenho identificando que Contagem é uma cidade."


São as especificações técnicas, conforme Anexo I desta LEI,:

I - quanto às cores utilizadas:

a) no campo de blau (azul): o código HTML#000DBC;
b) no fundo do cruzeiro de ouro, da chaminé e do monte em listel de ouro: o código HTML#FFC102;
c) no cruzado: o código HTML#FFC102;
d) nas folhagens da jabuticabeira: o código HTML#008F4C;
e) no tronco da jabuticabeira: o código HTML#996532;
f) no chefe em campo púrpura: o código HTML#630B57;
g) na coroa mural: o código HTML#E7E7E7.
h) cruz de cristo vermelha dentro do cruzado: o código HTML#ED1C24.

A construção geométrica do Brasão de Armas de Contagem e a aplicação de suas cores, assim como suas configurações cromáticas oficiais e monocromáticas, serão encaminhadas à Câmara Municipal, ao Museu de Contagem e aos arquivos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Contagem.

Significados:

Campo azul - lembra a tradiçã portuguesa, as nossas mais remotas origens, o brasão de Vasco Fernandes Coutinho, a cuja capitania pertenceu Contagem, como posto fiscal do "imposto de contagens", criado por D. João V.



Formato do contorno do Brasão

Justifica-se pela proximidade do paralelo 20; porque todas as cidades, países e estados que estão próximos a este paralelo usam este formato. O paralelo 20 passa no Barreiro, município de Belo Horizonte.



Cruzados de Ouro - Os três cruzados de ouro representam a origem portuguesa.



Chaminé - Representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria.



Jabuticabeira - representa a nossa riqueza agrícola e pastoril, os frutos do solo e também o maior atrativo turístico de Contagem.



Em chefe - É a faixa púrpura(roxo) com sete estrelas. A cor das estrelas representam o privilégio da celebração do Jubileu das Dores, em Contagem por concessão especial do papa Pio VII a uma das duas cidades autorizadas no Brasil.



Sete estrelas - Representam as

sete dores de Nossa Senhora.



Mote - Listel de Ouro - Com a inscrição: "Per Populum Omnis Potestas a Deo" ( em latim ), cuja tradução é: " Todo Poder vem de Deus pelo Povo ".



Bandeira em fundo branco com o brasão ao centro.




O campo azul, por exemplo, lembra a tradição portuguesa, remotas origens da cidade, que serviu como ponto de registro e contagem de mercadorias, advindas de outros locais do Brasil. Contagem foi a capitania que pertenceu a Vasco Fernandes Coutinho e que serviu como posto fiscal do “imposto de contagens”, criado por D. João V.

Os cruzados de ouro também lembram a origem portuguesa. Já a chaminé e a jabuticabeira trazem referências da própria cidade. Enquanto a chaminé representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria, que se desenvolveu, principalmente nas últimas décadas, a jabuticabeira lembra a riqueza agrícola e pastoril e os frutos do solo.

O formato do brasão também tem o seu porquê. Justifica-se pela proximidade do paralelo 20. Você sabia que todas as cidades, países e estados que estão próximos a este paralelo usam este formato?

Uma outra curiosidade está na faixa púrpura (roxo), com sete estrelas. Tudo tem seu significado. As sete estrelas em campo roxo representam as sete dores de Nossa Senhora, que sob o título de Nossa Senhora das Dores, é a padroeira da cidade.

Já a cor das estrelas retrata o privilégio da celebração do Jubileu das Dores, em Contagem, por concessão especial do papa Pio VII a uma das duas cidades autorizadas no Brasil.

Por fim, o listel dourado com a inscrição em latim “Populum Omnis Potestas a Deo”; significa “Todo poder vem de Deus pelo povo”.

Download do Brasão

           



Hino de Contagem


A autoria da letra do Hino de Contagem é de Nair Mendes Moreira e a autoria da música do Hino de Contagem é de Gil Vidigal, Augusto Braz Pereira . A regulamentação do Hino de Contagem se dá pela Lei 750 de 01/01/1976.

Letra

Salve terra de tanto esplendor,
De passado, cultura e brasões,
De Nobreza, esperança, labor
E afeto em viris corações.

Teu progresso está patente
Num porvir certo e feliz.
Contagem, nossa alma contente,
Te quer, te ama e bendiz.

Em seus campos de verde sem par,
Brotam flores e luzes Campinas,
Ruge longe o malho a cantar,
No ruído lá nas oficinas.

Teu progresso está patente
Num porvir certo e feliz.
Contagem, nossa alma contente,
Te quer, te ama e bendiz.

Labutam seus filhos felizes,
Buscando progresso e beleza,
Nos campos de lindos matizes,
Nas fábricas de tanta riqueza.

Teu progresso está patente
Num porvir certo e feliz.
Contagem, nossa alma contente,
Te quer, te ama e bendiz.

Viva Contagem...
Viva Contagem...
Viva Contagem...

Download do Hino


           





Última Atualização

16/02/2024 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria