Símbolos Municipais de Patos de Minas
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Patos de Minas.
Bandeira de Patos de Minas
A autoria da Bandeira de Patos de Minas é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Patos de Minas se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
A Bandeira Municipal de Patos de Minas segue as normas da Lei que dispõe sobre os símbolos municipais do Brasil, sendo esquartelada em cruz, lembrando nesse simbolismo o espírito cristão de seu povo.
O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal, e o losango branco onde é contido representa a própria cidade-sede do Município. A cor branca é símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas, que partem dos vértices do losango esquartelando a bandeira, representam a irradiação do Poder Municipal, que se expande a todos os quadrantes de seu território.
A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis azuis, assim construídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal; o azul simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.
Download da Bandeira
Brasão de Patos de Minas
A autoria do Brasão de Patos de Minas é de 0. A regulamentação do Brasão de Patos de Minas se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Patos de Minas é [ aguarde atualização ].
O Brasão de Armas Municipal procura representar a nossa história, a nossa fé, a nossa integração à vida do Estado de Minas Gerais e a nossa riqueza. Na Lista finalizando o Brasão há o topônimo do Município, Patos de Minas, Ladeado à esquerda pela data do dia e mês: 29.2 e, à direita, o ano da instalação do Município: 1868. É ladeado por dois ramos de milho.
Download do Brasão
Hino de Patos de Minas
A autoria da letra do Hino de Patos de Minas é de Professora Zama Maciel e a autoria da música do Hino de Patos de Minas é de Dom José André Coimbra. A regulamentação do Hino de Patos de Minas se dá pela Lei 966 de 09/04/1968.
Letra
Terra nutriz, poenta avermelhada
Que se ondula em afagos maternais
Ao gorjear da alegre passarada
Fecundadora de amplos milharais.
Estribilho
Teu céu é azul-turquesa
Que beija a terra gentil
Primavera de beleza
Patos meu e do Brasil.
Em teus regatos claros cristalinos
Diamantes raros rolam no cascalho
Entoam juntos tentadores hinos
Doce canção à glória do trabalho.
Formosa gleba das Minas Gerais
A tua gente heróica te bendiz
Ao sorrires no louro dos trigais
Na messe farta que te faz feliz
A flor da Pátria doira o teu brasão
Beijam os filhos teus os pés da cruz
A liberdade leva o teu pendão
Terra de amor, de fé, terra de luz.
Download do Hino
Última Atualização
26/06/2024 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria