Símbolos Municipais de Sinop
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Sinop.
Bandeira de Sinop
A autoria da Bandeira de Sinop é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Sinop se dá pela Lei 23 de 27/10/1981.
Características
Esquartelada em Sautor, ou Cruz de Santo André (de quatro peças), sendo os quartéis em verde, separados por faixas brancas sobrepostas por azul, entrecruzado no sentido diagonal; no centro, sobre o cruzamento das faixas, um retângulo em amarelho, no qual está aplicado o Brasão de Armas.
Simbolismo
Conforme a tradição portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, a bandeira de Sinop é esquartelada em Cruz de Santo André, que evoca a fé cristã de seu povo.
O Brasão contido no retângulo amarelo central representa o Governo Municipal, enquanto que o retângulo simboliza a cidade sede do município; a cor amarelo simboliza riqueza e glórias; as faixas simbolizam a irradiação dos poderes municipais, sendo o branco o progresso, a paz, a coragem e a fraternidade entre os homens de boa vontade, a audácia e a coragem dos pioneiros.
Os quartéis verdes representam a riqueza vegetal sobre a qual o homem deposita sua esperança, no presente e no futuro.
Download da Bandeira
Brasão de Sinop
A autoria do Brasão de Sinop é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação do Brasão de Sinop se dá pela Lei 23 de 27/10/1981. O Listel do Brasão de Sinop é [ aguarde atualização ].
Características
Representado por um escudo flamengo-ibérico ou português, em verde, com um ribeiro ondeado em prata e aguada de azul, acompanhado na parte superior de uma estrela em ouro com cinco raios, e na parte inferior uma roda dentada. Acima do escudo, uma coroa mural de oito torres, com cinco torres aparecendo em primeiro plano, em prata.
Na parte exterior do escudo, à direita um ramo de café frutado e à esquerda duas hastes de arroz com cachos, ambos ao natural, enlaçados por um listel de azul, contendo, em letras em prata, o topônimo “Sinop”, tendo à direita o ano de 1974, da fundação do município, e à esquerda o ano 1979, da emancipação, ambos em prata.
Simbolismo
Conforme a tradição portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, o brasão de Sinop tem a coroa mural que o sobrepõe, sendo o símbolo universal dos brasões de domínio classifica a cidade presenteada da Segunda Grandeza, ou seja, Sede da Comarca.
A estrela em ouro representa a empresa fundadora da cidade, a Colonizadora Sinop. A cor verde do escudo significa a civilidade, alegria e fartura; aluda aos campos e às matas; é a cor que simboliza a esperança.
Na faixa, um ribeiro de prata aguado em azul representa, na sua grandeza, o Rio Teles Pires, que se oferece, restrategicamente, a premiar a cidade.
O galho de café frutado e as hastes de arroz com cachos lembram dois produtos básicos, frutos da terra fértil e dádivas de Sinop, sendo os dois primeiros produtos a serem cultivados no município.
No listel em azul, evocando a serenidade, o amor e a dedicação de seus filhos, o topônimo identificador ‘Sinop’, inscritos em letras prateadas com os anos de fundação e emancipação inscritos nos lados.
Download do Brasão
Hino de Sinop
A autoria da letra do Hino de Sinop é de [ aguarde atualização ] e a autoria da música do Hino de Sinop é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação do Hino de Sinop se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Letra
Como um prêmio ao labor pioneiro
Tu, SINOP, te ergues viril,
A mostrares, no porte altaneiro
O retrato de um novo Brasil
Tens escrita, na selva, a história
De um combate inspirado no amor,
Que, agora, revive a vitória
Do teu povo, feliz lutador.
SINOP terra querida
Em ti, nosso amor constante.
Ilumina tua vida
Sempre alegre e triunfante.
Mato Grosso as fez teu acesso
À conquista de nova fronteira,
Para dares riqueza e progresso
Aos rincões da Nação Brasileira.
Tua gente, na paz, na alegria,
Irmanada ao trabalho, a sorrir,
É certeza da luz que anuncia
Alvorada de belo porvir.
Sinop, terra......
Tuas ruas, praças e templos,
Em lugar da floresta imponente,
Dão à pátria soberbos exemplos
De trabalho fecundo e valente.
No sem fim da Amazônia selvagem,
És o marco da fé que conduz
O Brasil à visão da imagem
Do ideal que teu nome traduz
Sinop, terra.....
É certeza da luz que anuncia
Alvorada do belo porvir.
Tuas ruas, praças e templos,
Em lugar da floresta imponente,
Dão á Pátria soberbos exemplos
De trabalho fecundo e valente.
No sem fim da Amazônia selvagem,
És o marco da fé que conduz
O Brasil à visão da imagem
Do ideal que teu nome traduz
Download do Hino
Última Atualização
06/07/2024 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria