s í m b o l o s
Caçapavense

Caçapava

São Paulo / Brasil

Símbolos Municipais de Caçapava


Bandeira de Caçapava


A autoria da Bandeira de Caçapava é de Lions Clube. A regulamentação da Bandeira de Caçapava se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].



Justificativa e simbolismo
O simbolismo da bandeira de Caçapava descreve que seus elementos encontram-se esquartelados em cruz, sendo os quartéis verdes, constituídos por quatro faixas amarelas carregadas de três estrelas vermelhas cada uma, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical e que partem dos vértices de um losango amarelo central, onde o Brasão Municipal é aplicado.

De conformidade com a tradição da Heráldica Portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas ou terciadas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo e ostentando ao centro uma figura geométrica, onde o Brasão Municipal é aplicado. A Bandeira de Caçapava obedece à essa regra geral, sendo esquartelada em cruz, evocando, também nesse estilo, o espírito cristão de seu povo.

O Brasão ao centro representa o Governo Municipal e o losango amarelo (onde é contido) simboliza a própria cidade sede do município. A cor amarela é símbolo de glória, esplendor, grandeza e mando. As faixas que partem dos vértices do losango central, dividindo a bandeira em quartéis, simbolizam a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território. As faixas são carregadas, cada qual de três estrelas vermelhas, representando as inúmeras cidades fundadas pelos intrépidos bandeirantes caçapavenses. A cor vermelha é símbolo de audácia, intrepidez, coragem e valentia.

Os quartéis, assim constituídos, simbolizam as propriedades rurais existentes no território municipal. O verde dos quartéis é símbolo de dignidade, honra, cortesia, alegria e abundância, é a cor simbólica da esperança, lembrando os campos veraciantes onde vicejam os arrozais, fazendo esperar copiosa colheita.



Construção modular
A Bandeira Municipal de Caçapava deve ser reproduzida com 14 (quatorze) módulos de altura da trabalha por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo. A largura das faixas amarelas será de 1 (um) módulo e as estrelas terão 1/3 (um terço) de módulo de diâmetro.

A distância dos vértices do losango central para os bordos da Bandeira ou o comprimento das faixas, será de 4 (quatro) módulos nos quatro lados, ficando assim o losango central com 12 (doze) módulos de comprimento por 9 (nove) módulos de altura.

Download da Bandeira

           



Brasão de Caçapava


A autoria do Brasão de Caçapava é de 0. A regulamentação do Brasão de Caçapava se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Caçapava é [ aguarde atualização ].



O desenho do brasão segue as regras internacionais criteriosas da heráldica (ciência que estuda armas, símbolos e brasões) e deve ser reproduzido sempre com todos os detalhes de cores e formas segundo o modelo original. São admitidos desenhos “estilizados” que imitam o brasão, porém apenas como lembrança e não como símbolo do município, quando se tratar de reproduções em uma cor apenas.

Somente depois da sanção da lei 1332, de 6 de outubro de 1969, pelo prefeito José Miranda Campos (Zito Miranda), que corrige a lei 509, de 26 de julho de 1954, que o Brasão de Armas de Caçapava foi reconhecido como dentro dos padrões internacionais que regem a composição dos símbolos. O primeiro brasão elaborado apresentava alguns erros segundo as normas da heráldica.

Assim foi de 1954 até 1969. Miranda Campos, ao tomar conhecimento dos erros constantemente apontados por pessoas que entendem do assunto, encomendou um estudo que confirmou a falha técnica.

Ao encaminhar à Câmara de Caçapava, em 5 de maio de 1969, o projeto de lei que deu nova redação ao artigo 2º da lei 509, o prefeito apresentou um laudo técnico, fruto do estudo heráldico que encomendara, como justificativa da necessidade de uma lei corrigindo o erro. O laudo em questão menciona que o artigo 2° a ser modificado encontrava-se “eivado de erros e não traduz com fidelidade o que é representado iconograficamente nos campos do escudo; embora a representação iconográfica também apresente falhas”.

Segundo ainda o texto, é mencionado na lei 509 um “escudo redondo português” que, na verdade, “não se trata absolutamente de um escudo redondo”. Completa, na sequência, que o escudo até então usado também “não é português” mas, na realidade, “estilo clássico flamengo- ibérico”. Como ressalva, está registrado que os erros são muito comuns nas representações heráldicas brasileiras, embora não se justifiquem.

O mais constrangedor, entretanto, é que o laudo comenta que a constante repetição desses erros em inúmeros brasões brasileiros, tais como as repetições incorretas do termo “escudo redondo português” vem “positivar o amadorismo e o desconhecimento da história por parte de seus autores”. Levada a plenário, a Câmara aprovou a modificação que consolida o desenho correto que cujo modelo tornou-se definitivo.

Download do Brasão

           



Hino de Caçapava


A autoria da letra do Hino de Caçapava é de Professora Olívia Alegri e a autoria da música do Hino de Caçapava é de Professora Cely Gomes Ferreira Dias. A regulamentação do Hino de Caçapava se dá pela Lei 1.454 de 06/05/1971.

Letra

I
Oh! Caçapava,
ao longe, dantes,
do ceú azul, dos arrozais, lá na ribeira;
do Paraíba,
dos bandeirantes,
dos cafezais, dos alcantis da Mantiqueira!

Coro
É “simpatia”
hospitaleira,
serena e calma florescendo sempre está;
de gente amiga,
bondosa e ordeira
e que possui fibra do Jequitibá!


II
Oh! Caçapava,
de São João,
de um Regimento que orgulha o brasileiro;
que leva à glória
a Educação
e que abre os braços com carinho ao mundo inteiro!

Coro
É “simpatia”
hospitaleira,
serena e calma florescendo sempre está;
de gente amiga,
bondosa e ordeira
e que possui fibra do Jequitibá!

III
Oh! Caçapava,
dos que lutaram
pelo progresso e pelo encanto que hoje encerra;
e grande exemplo
do amor deixaram
e de trabalho pelo povo e pela terra!

Coro
É “simpatia”
hospitaleira,
serena e calma florescendo sempre está;
de gente amiga,
bondosa e ordeira
e que possui fibra do Jequitibá!

IV
E são pela grandeza
da Pátria unidos,
os seus filhos queridos
com civismo e nobreza.
É por São Paulo! É pelo Brasil!

Download do Hino


           





Última Atualização

07/07/2024 00:00



Compartilhar

Reivindicar Autoria