Símbolos Municipais de Ilhabela
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Ilhabela.
Bandeira de Ilhabela
A autoria da Bandeira de Ilhabela é de Salvador Taumaturgo. A regulamentação da Bandeira de Ilhabela se dá pela Lei 8 de 24/09/1958.
§ 2º É adotada para o Município a Bandeira constante do anexo nº 3 (três) que é azul com a coroa de ouro do Escudo de que faz referência o artigo 1º Para uso da Bandeira.
Download da Bandeira
Brasão de Ilhabela
A autoria do Brasão de Ilhabela é de Salvador Taumaturgo. A regulamentação do Brasão de Ilhabela se dá pela Lei 8 de 24/09/1958. O Listel do Brasão de Ilhabela é 1523 - Ilhabela da Princesa - 1805.
Art. 1º Ficam instituídos o Brasão de Armas e a Bandeira do Município da Estância Balneária de Ilhabela, cujos projetos, estudos e confecção são de autoria do heraldista Sr. Salvador Taumaturgo.
Art. 2º O Brasão terá por modelo o Anexo número 1 (um) obedecendo a descrição heráldica seguinte: Escudo redondo de azul com bordaduras de preto. No chefe uma coroa de ouro de Princesa. Em ponta um canhão de prata montando, digo montado em carreta do mesmo metal. Sobre o escudo uma coroa mural de ouro, ladeando o escudo 2 (dois) ramos de cana cor natural.
Art. 3º Sob o escudo um histel de vermelho, carregados de números e letras de ouro formando as datas e palavras: 1523 - Ilhabela da Princesa - 1805.
§ 1º Simbologia do Escudo: Escudo redondo de azul com bordadura de preto. O azul simboliza Ilhabela, recanto pitoresco de nosso Litoral norte, em, dito, e, por analogia, o azul evoca também o clima saudável de ilha, e o céu da região. A prata evidencia o mar que emoldura esta elevação de terra que se denomina Ilhabela. A coroa de ouro no chefe lembra a Princesa da Beira, em honra da qual foi dado o nome a antiga Vila Bela da Princesa, depois distrito e hoje Município de Ilhabela. O canhão de prata antigo montado em carreta do mesmo metal evoca os valorosos soldados que, com bravura defendiam a entrada da barra contra invasão, daqueles que cobiçavam o nosso Brasil, os franceses e os piratas. A coroa mural de ouro é o símbolo universal de emancipação política municipal. Os ramos de cana é a representação da base econômica de Ilhabela da Princesa que tem na famosa gramínea um dos sustentáculos de sua economia. No histel de vermelho as datas 1532 e 1805, aquele, lembrado o ouro, digo, o ano da fundação da cidade e datada elevação a Município, pelo Capitão General Antônio José da França e Horta, pela Portaria de 3 de setembro. A palavra Ilhabela da Princesa é própria denominação do Município e a evocação da Princesa da Beira e serve também para identificar o Escudo.
Download do Brasão
Hino de Ilhabela
A autoria da letra do Hino de Ilhabela é de Celina C. Guimarães Pellizzari e a autoria da música do Hino de Ilhabela é de Celina C. Guimarães Pellizzari. A regulamentação do Hino de Ilhabela se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Letra
Minha cidade meu torrão
Meu berço amado onde nasci
Tens meu amor, meu coração
Pertenço todo, todo a ti
Com que prazer, com que alegria
Eu te saúdo neste dia
Feliz me sinto Ó terra amada
Por ver-te assim glo-ri-fi-ca-da
Oh Ilhabela tão faceira
Terra de sonhos tão querida
Tuas montanhas e palmeiras
Pôr todo o mundo és preferida
Oh Ilhabela gentil
Noiva do mar de encantos mil
Valioso adorno és do diadema
Que envolve o nome Brasil.
Download do Hino
Última Atualização
02/07/2024 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria